04 fevereiro, 2021

40 anos do Batalhão ROTAM

Na data de hoje comemora-se os 40 anos de lançamento das primeiras viaturas ROTAM no Estado de Minas Gerais. O Batalhão surge em um momento de mudanças políticas no âmbito nacional, conforme o histórico que apresentamos a seguir:


A Criação do Batalhão de Choque – 1979

A história contemporânea da política brasileira tem seu marco inicial nos anos 1970 com as lutas pela volta à democracia. Com o fim da vigência do AI-05 1, Ato Institucional nº 5, em 1978, deu-se o início do processo de abertura democrática.

Com esse processo de abertura política, eclode uma onda de greves que atinge praticamente todos os setores e Estados Federados. Em Minas Gerais, no mês de março de 79, ocorreu a greve dos metalúrgicos de Barão de Cocais que durou cerca de nove dias, com a participação de 1.500 grevistas. No mês de maio de 79, professores do 1º grau da rede oficial de ensino permaneceram em greve por cerca de trinta e oito dias, participando das manifestações aproximadamente 100.000 grevistas. Vinte e um mil e oitocentos Operários da USIMINAS, em julho de 79, permaneceram por oito dias paralisados. Ainda neste mês, oitenta mil operários da construção civil, em Belo Horizonte, manifestaram-se por cinco dias.

A violência e o radicalismo desse último movimento, apresentado no dia 30 de julho, transformou a cidade de Belo Horizonte num caos, com quebradeiras, saques às lojas, incêndios em bancas de revistas, em carros, materiais de construção e tapumes jogados à rua. Tudo isso culminou, dentre outros absurdos, com grevistas virando um carro dos Bombeiros culminando com a morte do Soldado Sebastião Bulhões Filho, de 23 anos, pertencente ao Corpo de Bombeiros.

O Comando da Polícia Militar começou a planejar, estrategicamente, uma força de manobra; uma Unidade Especializada de Choque, que fosse resposta eficaz ao clamor por segurança pública. Além de atender a conjuntura político social e garantir a ordem vindoura. Logicamente, a Unidade possuiria uma tropa com características diferenciadas, treinada criteriosamente, que estaria apta a fazer frente ao aumento de violência nas ruas. Repressiva? Sim, o momento exigia que as ações policiais tivessem o objetivo de demonstração de força e resposta do Estado a qualquer manifestação social que escapasse da “ordem pública instituída”. Foi, então, criado o Batalhão de Polícia de Choque, em 21 de Dezembro de 1979. Sua instalação ocorreu a partir de 1º de janeiro de 1980, por força do Decreto Estadual 20.317, de 21 de dezembro de 1979, publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais nº243, de 22 do mesmo mês.

Diante da necessidade do combate a “macrocriminalidade da pesada” em todo o estado de Minas Gerais, através de um sistema de recobrimento às vulnerabilidades do policiamento ostensivo, e, sobretudo, em suplementação às Unidades de Área da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi criada uma fração especialmente treinada para o rádio-patrulhamento motorizado, que recebeu o nome de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM).






Nesse sentido, a ROTAM foi criada para cobrir a lacuna mais repressiva do conceito operacional, que estava além da capacidade de resposta do policiamento ordinário, e necessitava de uma tropa com emprego tático diferenciado. Com atuação em locais de elevado índice de criminalidade, repressão a assaltos a estabelecimentos bancários, escolta de presos perigosos ou de valores de grande monta. Portanto, as Companhias Rotam estabeleceram métodos diferenciados de resposta em relação ao policiamento ordinário, compondo-se de táticas que eram suas competências distintivas.

Após seleção e treinamento de Policiamento de Choque (Controle de Distúrbios Civis), e desenvolvimento de técnicas de Rádio-patrulhamento instituído pelo Coronel PM Klinger Sobreira de Almeida, no dia 04 de fevereiro de 1981, foi lançada pela primeira vez, nas ruas de Belo Horizonte, essa nova modalidade de policiamento, sendo apresentado à sociedade mineira, o rádio-patrulhamento ROTAM, que rapidamente, com suas ações reconhecidas, tornou-se o carro chefe do Batalhão de Polícia de Choque

O conceito de Rondas Táticas buscava atrelar a disposição tática (orientação geográfica urbana, nas principais vias urbanas, antecessor do Geoprocessamento) das patrulhas, às estratégias dimensionadas e interpostas ao cenário operacional. Ou seja, os recursos humanos, com um treinamento diferenciado do restante das Unidades de Policiamento, equipados com armamento especial, e principalmente, eram colocados para atender a um novo pensamento estratégico, no qual, o policiamento seria totalmente repressivo.





Permitam retomar o discurso do então Ten Cel PM Klinger, há época Comandante dessa fração:

“ Patrulheiros, somente o tempo e os bons serviços prestados à sociedade, irão dizer o valor das Rondas Táticas Metropolitanas, ora lançadas nas ruas de Belo Horizonte. Aos guardiões da ordem pública, que estarão ombreando as atividades das ROTAM, conclamos para que: trabalhem com lealdade, disciplina e coesão, evitando sempre o abuso do poder e a violência desnecessária. Avante camaradas, chegou o dia “D”, hora de mostrar ao povo que está apreensivo, todos os valores que norteiam a tradicional e centenária polícia militar de Minas Gerais.”


O Batalhão de Polícia de Choque foi criado através do Decreto Estadual nº 20.337, de 21 de dezembro de 1979, passando a ter existência real a partir de 1º de janeiro de 1980, consoante o disposto no mesmo diploma legal.

Em 1980, paralelamente ao cumprimento da missão para a qual foi criado, desenvolveu inúmeras atuações nos campos das missões especiais e secundárias, em consonância com o parágrafo 18 da portaria 027, do Estado Maior do Exército, que apregoa para as unidades de Choque: “ ...missões extraordinárias e de intensificação do policiamento ostensivo a fim de baixar seu custo operacional e evitar a ociosidade e a longa permanência no quartel ...”

Já no mês de maio de 1980, de 26 a 30 seis oficiais da Unidade, entre eles o comandante da OPM e o comandante da Cia à qual estão subordinadas às ROTAM, realizaram um estágio operacional no Comando de Policiamento de Choque da PMESP, que congrega três Batalhões de Choque.

No 1º BPCHq foi observada a existência de um policiamento de recobrimento realizado através de viaturas Chevrolet C-14, tipo Veraneio que cuidava com sucesso das ocorrências mais violentas e que requeriam a ação de uma tropa altamente adestrada e determinada. Esta tropa, cognominada ROTA ( Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), com excelente conceito entre as autoridades e o público, serviu, juntamente com tropas semelhantes de outros países, como paradigma para a criação das ROTAM, obedecidas as nossas peculiaridades, nossos próprios planejamentos e nossa concepção das operações.

As Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM) foram lançadas no dia 04 de fevereiro de 1981, com a presença dos Exmos. Srs. Secretário de Segurança Pública e Comandante Geral da Polícia Militar, iniciando suas atividades nesse mesmo dia.



Fotos: ROTAM/Acervo PMMG
Autoria: ACO/CPE
Publicado por: Seção de Memória e Patrimônio Histórico e Cultural da PMMG


“Polícia Militar de Minas Gerais: 245 anos, nossa profissão, sua vida”
"2021: 40 anos da força e leveza da mulher na Polícia Militar!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISITADAS