18 fevereiro, 2021

Pioneiras PMMG: Major Arlete

Major QOR Arlete Henrique


SOU UMA DAS PIONEIRAS DA POLÍCIA FEMININA DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

É com essa frase, acompanhada de um sentimento de orgulho e satisfação, que sempre dou início a diálogos sobre carreira, formação, opiniões e outros assuntos com muitas pessoas e já percebemos a admiração espontânea e o interesse em saber como foi essa trajetória.

Contemplar o meu nome na lista das candidatas aprovadas no concurso para admissão de 120 mulheres na PMMG foi um dos momentos de mais intensa alegria, relembrar as etapas do concurso, a farda, tão desejada, cuidadosamente preparada, mais ainda, recordar a felicidade dos meus pais e irmãos pela conquista, diga-se, arrebatadora, faz parte das minhas lembranças mais queridas.


Estágio durante o curso de formação da 1ª turma de 3º Sargentos PM Femininos realizado no centro de Belo Horizonte. Arlete (ao centro), Graça, Inês, Mara e demais alunas do CFS PM Fem/82.


Acampamento realizado durante o Curso de Formação. Arlete à esquerda da foto, agachada, Helcia, Estelamar, e demais alunas do CFS PM Fem/82.


Durante os trinta anos na ativa, as minhas boas qualidades se tornaram melhor ainda. Na caserna militar aprendi a ser mais profissional a cada dia, porque foi possível também aprender com os erros, é assim que se aperfeiçoa o caráter, o altruísmo, a postura e compostura que nos acompanham pela vida e é por isso que sou muito grata à Instituição por tudo que sou hoje.

Na ativa, trabalhei na Companhia de Polícia Feminina como motorista de tropa, auxiliei na formação das primeiras soldados no antigo Batalhão de Polícia de Choque; fui o palhacinho “Marmota” e monitora na Transitolândia Inspetor Pimentel, no Batalhão de Trânsito; trabalhei em duas seções no Comando de Policiamento da Capital; várias atribuições no 18º e 33º BPM, enfim, muita aprendizagem, muito esforço, de 3º Sargento a Major, na reserva.


Hoje, sou muito melhor, graças a essa fantástica escola que é a PMMG. Na tranquilidade do meu lar, agora na reserva, e como professora de Língua Portuguesa, ainda tenho o prazer e orgulho de auxiliar na preparação dos concursos da PMMG, e a sensação de reconhecimento, confiança e gratidão, felizmente, me acompanham nesses trabalhos. Graças à Instituição continuo a me preparar profissionalmente e à própria família, cultuo a atividade física como antes, valorizo a saúde, e o melhor: sou exemplo! Isso, com certeza, deve ser sempre um ideal a ser alcançado. 



Agraciamento com a Medalha Alferes em 2008 e com  Tiradentes e Troféu Tiradentes em 2016


Agradeço a todos os profissionais da PMMG que contribuíram para a minha formação, aos meus Comandantes, aos oficiais e praças com os quais tive a oportunidade de trabalhar e aprender, e à minha turma, 1981, personagens da minha história. Seguiremos pelo caminho da vida, sempre com esse excelso orgulho de SER uma das pioneiras da Polícia Feminina da PMMG.


Major QOR Arlete - 2021


Fotos: Arquivo pessoal - Major Arlete


2021: 40 anos da Força e leveza da Mulher na Polícia Militar!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISITADAS