23 fevereiro, 2021

Aniversário do Centro de Atividades Musicais da PMMG!

A relação entre música e militarismo é milenar nas mais diversas culturas humanas. Na PMMG não foi diferente. Seja para a rotina da caserna ou para os eventos e trabalhos com a comunidade, os músicos sempre estiveram presentes na história da Polícia Militar. 




Nos primórdios, a atividade musical tinha a única e exclusiva função de elevar o moral de tropa, principalmente durante as marchas. Com o decorrer do tempo descobriu-se que a música também conseguia gerar segurança preventiva e aproximar a população da PMMG. O Centro de Atividades Musicais - CAM - é atualmente composto por 19 bandas distribuídas no Estado, uma Orquestra sinfônica e uma Orquestra Show. 

No final dos anos 40 iniciou-se o processo de criação dos Corpos Musicais na PMMG, com a missão de difundir a boa música em nosso Estado. Em 1949 nasce a Orquestra Sinfônica da PMMG - OSPM, idealizada pelo Coronel Egídio Benício de Abreu. Inicialmente foi composta por 18 Policiais Militares Músicos e alguns adolescentes da Escola de Formação Musical, que era um Projeto Social da Policia Militar na época. A OSPM até hoje, é a única Orquestra Sinfônica Militar da América Latina. 



Em 1954 foi criada a Banda de Música no então Departamento de Instrução, hoje, Academia de Polícia Militar, situada no Bairro Prado, sob a direção do Maestro SubTen Músico Alonso Sales Pereira, que realizou a proeza de arregimentar músicos militares e civis do Estado para conseguir formar a então Banda de Música do D.I.. Atualmente existem 19 bandas distribuídas em pontos estratégicos no Estado de Minas Gerais. 





Já a Academia Musical Orquestra Show – AMOS, foi criada no dia 4 de setembro de 1986, através da Resolução 1598. Com fulcro no apoio às atividades de relações públicas da Instituição, desde sua criação, a AMOS participa das diversas atividades culturais e sociais da PMMG na capital e interior do Estado, atendendo às necessidades do público interno, bem como em apoio ao público externo. 



Em 2012, por meio da Resolução nº 4194 foi criado o Centro de Atividades Musicais (CAM), subordinado à Academia de Polícia Militar. Mais tarde passou a ser vinculado à Diretoria de Comunicação Organizacional - DCO.

Durante esses nove anos, capítulos foram escritos e solidificaram a relevância da área musical como ferramenta estratégica, na prevenção da criminalidade, para a Polícia Militar. Mostrou-se ser uma ferramenta versátil, atuando nos diversos meios de comunicação, em conjunto com todo o portfólio de serviços. 

Oficiais Regentes da área musical da PMMG

Nesse contexto, o CAM, desenvolve na TV PMMG os programas: Musicando Segurança e Momento Patrulha Rural, bem como está presente nas diversas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube, promovendo de forma mais ampla a segurança pública. 

A famosa música “Nos bailes da vida” de Milton Nascimento, diz que “Todo artista tem de ir aonde o povo está”. É indo até o povo e servindo à comunidade que os policiais do CAM seguirão sua trajetória. Servindo, protegendo e cultivando a paz social. 


“Foi nos bailes da vida ou num bar
Em troca de pão
Que muita gente boa pôs o pé na profissão
De tocar um instrumento e de cantar
Não importando se quem pagou quis ouvir
Foi assim

Cantar era buscar o caminho
Que vai dar no sol
Tenho comigo as lembranças do que eu era
Para cantar nada era longe tudo tão bom
Até a estrada de terra na boléia de caminhão
Era assim

Com a roupa encharcada e a alma
Repleta de chão
Todo artista tem de ir aonde o povo está
Se for assim, assim será
Cantando me disfarço e não me canso
De viver nem de cantar”

Composição: Fernando Brant / Milton Nascimento



Parabéns ao Centro de Atividades Musicais – CAM - pela passagem de seu 9º aniversário! 


“Segurança pública também se faz com música!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISITADAS