02 julho, 2021

A ascensão da mulher na Polícia Militar - por Stephany Costa


Dentre as inúmeras conquistas das mulheres na sociedade atual, a admissão no meio militar, sem dúvidas, merece destaque. Sob uma perspectiva histórica é possível entender a importância desse processo, uma vez que a possibilidade de se tornar uma policial militar é recente, uma conquista que completa 40 anos, no estado de Minas Gerais.


O reconhecimento da mulher como capaz de ocupar e exercer com excelência um cargo na Polícia Militar foi o primeiro passo para um importante processo de adaptação de um regimento antes pensado por homens e para homens. Algumas dessas mudanças, ainda que sutis, como a adequação da farda, tornaram o ambiente militar confortável para o acolhimento feminino. Tal iniciativa levantou diversos questionamentos acerca de sua capacidade de lidar com as abordagens, além da preocupação em virtude dos fatores biológicos, semelhante ao ocorrido na NASA, durante o planejamento do envio de mulheres ao espaço.


Em oposição às indagações, a mulher se mostrou mais uma vez capaz e apta a exercer um cargo na Polícia Militar. Além disso, a sensibilidade inerente ao fazer feminino conferiu um conforto maior em ocorrências envolvendo outras mulheres, seja nas revistas ou nos registros referentes à violência doméstica.


Em suma, a participação proativa da mulher nas corporações da Polícia Militar foi e continua sendo um enorme avanço para um futuro igualitário e justo, encorajando outras mulheres na luta pela visibilidade e reconhecimento. Indubitavelmente, isso prova que a capacidade de efetuar algum trabalho nunca esteve atrelada a gênero, e sim à dedicação, competência e ao “que” feminino, atributos os quais, nesses 40 anos, as mulheres da Polícia Militar de Minas Gerais demonstraram possuir com muita leveza e força.


*Redação Vencedora do Concurso de Redação do Colégio Tiradentes da PMMG

→ Ensino Médio

Nome da aluna: Stephany Franciny de Araújo Costa

Título da redação: A ascensão da mulher na Polícia Militar

Ano escolar: 2º ano

Unidade: CTPM Itabira












Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISITADAS