01 julho, 2023

 



MEDALHA ALFERES TIRADENTES

Criada em 1976, através do Decreto 18005, a maior comenda da Policia Militar de Minas Gerais, a Medalha Alferes Tiradentes visa distinguir e galardoar personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços a Polícia Militar.

A medalha que leva o nome do patrono da Polícia Militar, não se limita a reverenciar a memória do grande mártir Alferes, mas busca na sua figura como integrante das fileiras do Regimento Regular de Cavalaria de Minas o modelo de afeição ao trabalho honesto, da dedicação que desconhece as fronteiras da indolência e um incontido amor a sua Pátria. Todos esses adjetivos que formam esses grandes homens perpassam através dos séculos. Portanto, a medalha pretende espelhar na figura do Alferes as mais desejáveis virtudes do policial militar e do cidadão.

Inicialmente a medalha poderia ser concedida a até 15 personalidades, sendo que no primeiro agraciamento foi permitido o aumento desse número de pessoas. A criação da medalha foi também uma substituição ao Decreto 17432 de 1975 que criou o Prêmio Tiradentes de Imprensa que visava premiar, anualmente, peças de comunicação (notas, fatos, reportagens, artigos ou trabalhos similares), de caráter permanente, produzidas pela imprensa mineira, versando sobre a Polícia Militar.

Durante esses 46 anos de existência da medalha, três modelos diferentes foram usados, sendo eles:

Assim em 1976 temos a primeira versão da medalha, feita em prata com o busto do Alferes, e dentre as inúmeras figuras ilustres agraciadas na data de sua inauguração, temos nomes como: Coronel PM José Ortiga, Dr Clóvis Salgado e Dom João de Resende Costa.

Em 1989, através do Decreto 29.774, temos um novo designer da medalha contendo agora ao fundo a imagem do pico do Itacolomi, símbolo da região de Ouro Preto onde a célula mater da Policia Militar de Minas Gerais nasceu. Esse ano também se comemorou o Bicentenário da Inconfidência Mineira.

E em 1992 temos uma edição comemorativa do Bicentenário da morte do Alferes, e a medalha cunhada em metal dourado trás além da cidade de Ouro Preto ao fundo, um horizonte onde surge atrás de uma nuvem a bandeira de Minas.

Já em 1995, temos o último designer da medalha que é o que prevalece até os dias atuais, onde pode-se ver o a mesma imagem do Alferes e do Itacolomi ao fundo, assim como na medalha de 1989, porém com a diferença que abaixo consta a data de 1775, ano de criação do Regimento Regular de Cavalaria de Minas.

Durante esses anos, várias personalidades receberam essa comenda como símbolo do reconhecimento pelos serviços e honras prestados a sociedade mineira, ela revela a saudação a esses heróis de Minas que trazem em suas veias o sangue, a nobre herança como descendentes do bravo Alferes, O Tiradentes

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISITADAS