01 julho, 2023


 

MEDALHA DE MÉRITO PROFISSIONAL

Em 1970 através da Lei 5532, no dia 23 de setembro, foi criado a Medalha de Mérito Profissional com o objetivo de galardear ações meritórias e atos de bravura praticados por servidores da ativa, reserva ou reformados da Policia Militar de Minas Gerais

A medalha visa reconhecer os serviços prestados de forma consciente e voluntária, pelos Filhos de Minas durante suas ações práticas e atos de bravura em prol da segurança do povo mineiro. Ações e atos que evidenciam o risco da própria vida, que consta no primeiro juramento proferido por um policial militar, e que transcendem em valor, audácia e coragem.

Os militares são indicados por sua conduta funcional e particular. Essa indicação é feita pelos seus comandantes, e a entrega da medalha acontece anualmente na Semana da Polícia Militar, no mês de junho, mês de comemoração do aniversário de criação do Regimento Regular de Cavalaria de Minas, célula mater da Polícia militar de Minas Gerais. 

O designer da medalha é inspirado na fé cristã, as quatros cruzes em cada uma das extremidades demonstram que o equilíbrio deve prevalecer em todos os atos dos militares e também apontam para os quatro pontos cardeais, mostrando que não importa a direção, servir e proteger é a missão principal. Ao lado, temos dois ramos de café, essa planta que dá vida a uma das bebidas mais tradicionais brasileira e que aponta para a energia que a integração da Polícia Militar no processo de desenvolvimento nacional traz para o povo brasileiro. O Aro que interliga as cruzes, simboliza a universalidade das funções da Policia Militar, espelhando, ao mesmo tempo, o infinito e a busca constante do aperfeiçoamento e benefício da sociedade.

Ainda temos presente um círculo, ao centro, que simboliza o desejo da paz universal e da harmonia entre os povos, objetivo a ser alcançado por cada geração, e sobre uma circunferência, na parte central da medalha, um triângulo, símbolo do nosso Estado, a nossa Bandeira e relembra a epopeia gloriosa dos Inconfidentes.

Relembrando a primeira turma de agraciados a 52 anos atrás, temos dentre vários nomes ... completar

Assim, todos os elementos presentes na medalha apontam para esse espírito de bravura que integra as almas dos militares mineiros, e reconhecem o valor desses bravos desassombrados que deixam seus lares diariamente para garantirem a paz na nossa terra mineira.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISITADAS