02 dezembro, 2020

300 ANOS DE MINAS GERAIS, 245 ANOS DA PMMG: uma só música em nosso espírito mineiro

 

   Saindo da escuridão das grutas, escorrendo pelos igarapés, embrenhando em matas, cerrado e florestas, escalando cada morro, paredões e chapadas, sobre o mar de montanhas no céu mais azul cintilante, ecoa o som dos bravos Mineiros. Batuques, lutas, sopros, lagrimas, dedilhados e sorrisos capazes de construir, como uma complexa sinfonia, um Estado símbolo de natureza, riqueza, trabalho, música e prosperidade. Negros, mulatos, brancos, mamelucos, cafuzos, todos humanos, ergueram um Estado país, um Estado nação, uma força libertadora vanguardista.


    Três séculos se passaram desde a separação administrativa das capitanias São Paulo e Minas Gerais. Em 02 de dezembro 1720 foi registrado o nascimento oficial da soberania das terras mineiras. Aqui ecoou as mais lindas canções de liberdade e as trombetas anunciaram o surgimento de uma terra gloriosa.


    Em cada passo das trilhas, um “caminho novo” aberto, um acorde nessa história se fez necessário. A música ressoa nas veias dos mineiros assim como os veios de ouro rasgavam as matas. Para proteger toda essa riqueza eis que surge o Regimento Regular de Cavalaria de Minas, atuando sob o som dos clarins em 1775.


  Trompas, trombones, clarinetes, violinos, contrabaixo, guitarras, teclados e muitos outros instrumentos passaram a compor as ações militares com o passar do tempo. Uma força policial sempre avançada ao seu tempo para preservar um Estado pujante.


   Os anos se passaram e o desenvolver dessa música foi ficando cada vez mais melodioso e polifônico. Hoje somos Polícia Militar de Minas Gerais e exercemos a função de garantir ao povo mineiro Segurança Pública e cidadania. Esse serviço seria muito mais difícil se não fosse a musicalidade no serviço incansável de nossos bravos militares músicos.


   Parabéns Minas Gerais! Parabéns Policia Militar! Parabéns, mais que especial, para os músicos que sempre estiveram presentes em TODOS os momentos dessa história, fomentando esperança, alegria e dignidade em cada coração brasileiro.


Autor: Diogo Gomes Ferreira de Campos, 3º Sgt PM

DCO / CAM /OSPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISITADAS