30 dezembro, 2020

Série viaturas antigas: Fusca

O icônico VW Fusca, é sem sombra de dúvidas um dos carros mais amados pelos brasileiros e foi utilizado por muitos anos pela PMMG no policiamento básico das mais diversas localidades do Estado de Minas Gerais. 

Foi o primeiro carro produzido pela companhia alemã Volkswagen, cujo nome significa "carro do povo". Lançado oficialmente em 1935, e projetado por Ferdinand Porsche, o Volkswagen podia ser comprado por quase todos, ao preço de 990 marcos, e era equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas, algo surpreendente até então. Daí em diante foram feitas várias modificações, a fim de torná-lo mais eficiente.


O modelo chegou ao Brasil na década de 50, e agradou o mercado brasileiro, sendo amplamente utilizado por Instituições militares. Apesar de existirem veículos mais potentes à época, os fuscas tinham características que tornavam seu uso interessante para a atividade policial: ao contrário dos esportivos, que eram refrigerados à água e consumiam bastante combustível, os fuscas tinham a capacidade de realizar rondas durante todo o dia, eram de fácil manutenção e podiam rodar em terrenos irregulares e lamaçais. 





O fusca do acervo histórico da PMMG

O fusquinha, VW, sedan, 1300cc, Standard, ano 1980, placa HMM-8099, que hoje faz parte do acervo histórico institucional, foi provavelmente a última viatura VW Fusca lotada em uma unidade operacional. 

A história desta viatura especificamente, inicia-se em 1981, quando representantes da Prefeitura Municipal de Uberlândia e da PMMG assinaram um termo de comodato cujo objeto era a cessão de cinco veículos VW Fusca para a Polícia Militar para utilização no radiopatrulhamento da cidade de Uberlândia. Naquela época viaturas militares não eram emplacadas e eram designadas por prefixos: a do referido fusca, VP-866. O seu emplacamento se deu muitos anos depois. Com o passar do tempo, em razão da utilização intensiva, os fuscas começaram a não suprir as necessidades do serviço operacional, sendo substituídos por viaturas mais modernas.

Em meados de 1987 e 1988, o fusquinha foi recuperado e repassado à Capelania Militar do 17º BPM, sendo utilizado pelo Capelão Padre Olezil Bezerra Vasconcelos, na realização da sua obra evangelizadora e de assistência espiritual aos policiais militares. Em 2000, o Major Capelão da PMMG, passou a não mais depender do Fusca, devolvendo-o ao comando do 17º BPM, após 11 anos de uso.



O veículo foi então cedido à AFAS - Associação Feminina de Assistência Social, do 17º BPM, que desenvolvia um trabalho de assistência social muito intenso aos policiais militares e seus familiares, sendo utilizado por quatro anos. 

Em 2006, o comando do 17º BPM recebeu uma consulta sobre a possibilidade de transferência do veículo para o acervo do Museu da PMMG, situado na Academia de Polícia Militar, Bairro Prado, em Belo Horizonte. A transferência ocorreu em 2008 e no ano seguinte, após 28 anos de utilização pela PMMG, sua situação foi modificada para estocado, ou seja, não pode mais rodar.

O automóvel foi restaurado com o grafismo original e com o prefixo VP-1616, utilizado nos anos 80 pela Cia de Polícia Feminina. Hoje o fusca e outras viaturas antigas da PMMG despertam o interesse e a admiração de crianças e adultos em solenidades e eventos realizados pela PMMG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISITADAS