20 novembro, 2021

20 de novembro: Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro celebra-se o dia da Consciência Negra. A data foi idealizada nos anos 1970 por um grupo de jovens universitários negros, que buscou por meio de estudos uma data que simbolizasse a luta negra. Assim, foi escolhido o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior reduto de resistência à escravidão: o Quilombo dos Palmares.

A Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003, determinou a obrigatoriedade da inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino, e estabeleceu a inclusão do dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’. Entretanto, a data só foi oficializada anos mais tarde, com a sanção da Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011.

O Dia da Consciência Negra visa destacar o protagonismo da luta dos ex-escravizados por liberdade e gerar reflexão para as questões raciais. Promove sobretudo, o reconhecimento da importância da da população afro-brasileira na construção da sociedade, exercendo forte influência em nossa cultura, política, religião, gastronomia, entre outras áreas.

A Polícia Militar de Minas Gerais, na sua tradição de diversidade, destaca nessa oportunidade a figura do Major Antônio Lopes de Oliveira, primeiro comandante de Belo Horizonte. O militar foi reconhecido por sua austeridade e excepcional contribuição na promoção da segurança pública na nova capital, conforme estudo realizado pelo Major Francis Albert Cotta, historiador da PMMG, intitulado “Segurança Pública na construção de Belo Horizonte”.

Confira abaixo alguns trechos do estudo:









Confira o estudo completo em: https://www.policiamilitar.mg.gov.br/conteudoportal/uploadFCK/externo/04082021114702402.pdf


Fonte:

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISITADAS